terça-feira, setembro 07, 2010

Luz como forma de arte

Além de serem uma maneira economica e ecologicamente vantojosa de iluminar áreas internas e externas, os LEDs são ferramentas indispensáveis no uso criativo da luz. Por sua durabilidade, qualidade e eficiência energética, as lâmpadas de diodo já tem significativa participação em campos que vão desde a decoração interna, iluminação de exteriores e até de verdadeiras obras de arte.

Os LEDs oferecem a possibilidade de valorização do patrimônio artístico, histórico e paisagístico com grande economia. Os interventos com esse tipo de lâmpada proporcionam mínimo impacto ambiental, devido à sua elevada eficiência energética e à natureza de sua tecnologia, que permite iluminar áreas restritas, sem dispersão de luz.

Abaixo alguns exemplos da utilização dessa nova tecnologia na província de Milão, Itália.

Entre dezembro de 2009 e janeiro deste ano, o município de Milão promoveu o Led Light Exhibition Design, uma manifestação artística que incluiu concurso de projetos em iluminação, mostra de enfeites natalinos, arte contemporânea, objetos decorativos, projetos em áreas verdes, iluminação especial em prédios históricos e monumentos. Em alguns casos, pontos tradicionais da cidade foram palco para verdadeiros shows de luz, como o Teatro alla Scala, o Castelo Sforzesco e a Galeria Vittorio Emanuele.






Também em Milão, o artista Antonio Barrese expôs uma instalação cinética chamada Árvore de Luz. Uma estrutura de 30 metros de altura e uma base de 20 metros de diâmetro formada por cabos iluminados por 20 mil LEDs que giram e mudam de cor, formando um imenso cone de luz.



Fotos: Veridiana Dalla Vecchia

0 comentário(s):

 
Copyright 2009 Ânimo Solar. Powered by Blogger Blogger Templates create by Deluxe Templates. WP by Masterplan