sexta-feira, abril 23, 2010

O futuro do abastecimento de energia passa pelas smart grids

Na Feira Industrial de Hannover, que começou neste segunda-feira (19), as redes inteligentes de energia são apresentadas como solução para o uso eficiente da eletricidade gerada por vento, sol e biomassa.

Conforme reportagem de Henrik Böhme, publicada pelo sítio Deutsche Welle, no dia 21, não basta a construção de turbinas eólicas e de painéis solares para a Europa atingir a meta de diminuir em 20% as emissões de gás carbônico até 2020. É preciso também viabilizar uma conexão inteligente entre as redes elétricas. As smart grids, ou redes inteligentes, canalizam e redistribuem continuamente a energia provinda de pequenas usinas eólicas ou solares. Quando há muita energia na rede, ela é armazenada em baterias, sendo posteriormente liberada, quando necessário.

É claro que esse sistema requer um gigantesco investimento – somente na Europa, será necessária uma injeção de 400 bilhões de euros nos próximos 20 anos, diz a Comissão Europeia. Segundo a matéria da Deutsche Welle, na Itália e na França, a adoção de medidores de eletricidade inteligentes já é incentivada há algum tempo. Empresas japonesas investiram bilhões na construção de novas redes. O governo dos Estados Unidos também liberou verbas bilionárias para projetos-piloto. E a Alemanha está investigando algumas regiões-modelo, para verificar como a ideia das redes inteligentes pode ser implantada.

Leia a matéria completa.

0 comentário(s):

 
Copyright 2009 Ânimo Solar. Powered by Blogger Blogger Templates create by Deluxe Templates. WP by Masterplan